TRECHOS DE E-BOOKS SOBRE A “SOCIEDADE”

“SOCIEDADE DE IDIOTAS: por quê?”

TEXTO-CHAMADA

“Por que “sociedade de idiotas”? Por que vivemos em sociedade, vivemos com várias pessoas, e esta sociedade não vai bem há muito tempo, justamente, porque há muitos idiotas. É o assunto que vai ser objeto de reflexão no livro.

Tive a ideia de dividir em Capítulo 1. Idiotices na Infância; Capítulo 2. Idiotices na Juventude; Capítulo 3. Idiotices em Adultos; Capítulo 4. Idiotices em Idosos; Capítulo 5. Idiotices Quanto a Viver em Sociedade. Com isso, tentei mostrar que idiotices ocorrem a vida toda e nas diferentes idades!!

Qual o motivo destas reflexões? Simples!! Quanto mais formos idiotas, pior para nós mesmos. Quanto mais insistirmos em sermos idiotas, mais idiota fica a sociedade. A sociedade é idiota por acaso? Não, a sociedade é idiota porque nela vivem pessoas idiotas, que pensam como idiotas, que agem como idiotas e que compartilham ideias e pensamentos idiotas. Como não ser a sociedade idiota?”

Alguns trechos:

“Ter filhos é uma responsabilidade enorme. A primeira idiotice dos pais é “achar” que eles não precisam dar exemplo para os filhos. O comportamento dos pais influencia o comportamento dos filhos. Mas cometem a idiotice de “achar” que os filhos irão escolher o que quiserem e preferirem quando atingirem a idade adulta. E se esquecem de que, como pais, eles tem o dever de orientar.”

” A ordem natural das coisas é sempre aprender com os erros. Sempre afirmo que errar, todos nós erramos, mas cometendo erros diferentes, porque cometer sempre os mesmos erros, desculpe, leitor, mas é idiotice.”

” Um erro dos idosos é pensar que são inúteis. Só pelo fato de se preocuparem com isso, está provado que não são!! O inútil não se preocupa com o fato de ser inútil!! O que significa ser inútil? Quem são os verdadeiros inúteis?”

“SOCIEDADE DAS IDEIAS: INFORMAÇÃO OU CONHECIMENTO, UTOPIA OU REALIDADE?”

TEXTO-CHAMADA

” Sociedade é um conceito básico para nós, que vivemos desse modo, mas ainda não aprendemos a viver em sociedade harmoniosamente. Tratar de ideias é muito importante também, pois ideias há muitas e vindas de vários lugares e por muitas pessoas. Mas por que com tantas ideias o mundo ainda é injusto e com muito sofrimento?

Há também a intenção de diferenciar informação de conhecimento. Alguns acham que são a mesma coisa. São? Parto do princípio que se fossem, não seriam duas palavras diferentes. Por fim, considero importante tratar dos conceitos de utopia e realidade e a relação entre eles.”

Alguns trechos:

” Interessante é que se pode a partir das informações ter novas ideias. Todos conseguem fazer isso? Todos conseguem ter ideias novas a partir de informações? Infelizmente não!! Há quem fique feliz por ter muita informação. Apenas ter informação de que adianta? Se não há ideias novas, de nada serve a informação!!”

” Numa sociedade, é importante ter acesso à informação, mas ideias são muito mais bem-vindas, principalmente aquelas que contribuem para a harmonia social, para a convivência harmônica entre as pessoas e para a melhor qualidade de vida de todos. Então, cada pessoa, cada cidadão deveria aproveitar as informações da atualidade – que são muitas – e se esforçar para ter ideias que contribuíssem com a sociedade, que é o mesmo que contribuir com todos.”

” Sociedade utópica seria aquela em que haveria “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” para todos, sem distinção entre ninguém, nem privilégios para políticos, empresários, partidos, familiares deles… Sociedade utópica seria aquela em que haveria justiça social, em que as pessoas fossem amigas, não competissem entre si jamais, e sim, competissem consigo mesmas, para se tornarem seres humanos cada vez mais fraternos, um sempre ajudando o outro. Sociedade é isso: reunião de pessoas. Mas reunião apenas não é suficiente, tem de ser reunião de pessoas para melhorar a sociedade, ter objetivos comuns. “

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s